terça-feira, 21 de maio de 2013

Homenagem


 
     Presidente da JUCO Profª Daniela Yuri
    receberá o Título de Cidadã Osasquense

 

A Educadora e Presidente da JUCO Profª Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha, por meio de propositura do Vereador Josias, receberá o Título de Cidadã Osasquense

 

 
Natural de São Paulo, Capital, Profª Daniela Yuri, iniciou seus estudos no Colégio Costa Zavagli, no bairro do Butantã, onde estudou por 9 anos até concluir o 1º grau (na época). “Em 1986, por incentivo do meu pai Prof. Daniel Barbosa, vim para a Cidade de Osasco, onde conclui o 2º grau, no Colégio Fernão Dias Pais”, destacou a Educadora. 

Em 1989, voltando as suas origens nordestinas, Profª Daniela decidiu seguir novos rumos, se inscrevendo no Exame Vestibular da PUC-Pernambuco, na cidade de Recife. Ao ser aprovada no Vestibular, cursou por 4 anos e meio, a graduação em Ciências Biológicas, que lhe conferiu o título de Bióloga, além de  receber o título de “Aluna Laureada”, na turma em que se formou.

Após concluir o Curso de Biologia, retornou à São Paulo, ingressando no Magistério Paulista. “Eu escolhi seguir os passos do meu pai. Em 1998, participei do primeiro Concurso Público de minha vida, tornando-me Professora Titular de Cargo Efetivo em Ciências físicas e biológicas da Rede Estadual de São Paulo”, explicou. “A partir daí, não parei mais de me aperfeiçoar. Iniciei o Curso de Pedagogia na Universidade Bandeirante, em Osasco, obtendo duas habilitações: a de Administração Escolar e Supervisão Escolar; além de realizar outros cursos de aperfeiçoamento para conduzir minha carreira de professora e gestora escolar da melhor maneira possível”, acrescentou. No ano passado, concluiu sua Pós-Graduação em Gestão Escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Além dos cargos de Professor, a  Profª Daniela Yuri exerceu a função de Vice-diretora da Escola Estadual Dr. Américo Marco Antônio, no Bairro da Vila Pestana, por quase quatro anos  e, hoje, é Diretora de Escola Efetiva da EE. Prof. Francisca Lisboa Peralta, no Jardim Elvira (Zona norte de Osasco).

Segundo a Profª Daniela Yuri, “ao longo destes 19 anos de Magistério, tenho realizado um trabalho incansável pela Educação dos jovens de Osasco. Iniciei meu trabalho na JUCO – Juventude Cívica de Osasco, em 1995,  como Professora Voluntária; depois, como Palestrante no Curso de Educação para Qualificação profissional, ministrando aula-palestra sobre Ecologia, tema que gosto muito de ensinar”, relembrou. “Depois, como membro da Diretoria Executiva, ocupei o cargo de 1ª Secretária por dois mandatos e 2ª Vice-Presidente, chegando no ano de 2010 à Presidência da Instituição. Atualmente, exerço meu segundo mandato”, completou.   

A Profª Daniela tem três irmãos  - Daniel Jr., Dayse e Delma; três sobrinhos - Gabi, Belisa e Daniel Neto e um filho, o Daniel. É casada com  Marcelo Cunha.