sábado, 2 de maio de 2015


                         JUCO: 53 anos formando cidadãos

Agente de Integração Empresa Escola que tem como objetivos: Educação, Cidadania, Disciplina, Civismo e Educação para qualificação profissional

No dia 26 de abril, a Juventude Cívica de Osasco – JUCO - Agente de Integração Empresa Escola, comemorou 53 anos de atividade, tendo como principais objetivos, a orientação e o trabalho educativo aos adolescentes de ambos os sexos, na faixa etária dos 16 à 18 anos, que estejam matriculados em escolas de Ensino Médio da cidade de Osasco, visando conscientizá-los quanto à Educação, Disciplina, Civismo e Cidadania, preparando-os para o início à qualificação profissional, na condição de alunos estagiários e,  na condição de alunos aprendizes, de 14 à 24 anos.
Após a inscrição e seleção para nova turma, os adolescentes são admitidos como aspirantes a aluno estagiário, aos quais é ministrado um curso com palestras e aulas práticas de Informática, Escritório Modelo e Panificação por um período de quatro meses. Ao final do curso, é uma aplicada um prova aos aspirantes para avaliar o grau de aprendizado adquirido, no decorrer das aulas, quando então, recebem o uniforme da instituição, tornando-se alunos estagiários, sendo encaminhados às empresas ou repartições públicas.
A JUCO é uma ONG – Organização Não-Governamental consolidada, que mantém convênio com mais de 300 empresas; a Prefeitura Municipal de Osasco e órgãos do Poder Judiciário. Com toda a infraestrutura instalada em três prédios no bairro do Bela Vista, a JUCO tem hoje mais de 1000 alunos.

Curso de Educação para Qualificação profissional
A JUCO, presidida pelo Educadora Profª Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha,  promove três cursos de Educação para qualificação profissional ao ano, quatro meses cada, com 300 horas/curso, através de um treinamento integrado, com palestras sobre temas atuais e contemporâneos, como Cidadania,  Educação ambiental, Educação para o Trânsito, Comportamento humano, Auto-estima, Liderança, Informações profissionais, Poderes da República, Disciplina, Método de estudo, entre outros temas, ministrados por profissionais  qualificados; além da Língua  Portuguesa – interpretação; dissertação e redação.  O curso é acompanhado de palestras, exibição de vídeos educativos, trabalhos em equipe e aulas práticas de Informática, Escritório Modelo e Panificação – manipulação de alimentos


53 anos de história....
A Juventude Cívica de Osasco foi fundada em 26 de abril de 1962, dois meses e uma semana após a Emancipação Politico Administrativa de Osasco, por ato do primeiro Prefeito de Osasco Dr. Hirant Sanazar.
Inicialmente, por falta de estrutura e condições de manutenção, a JUCO  ficou vinculada à Promoção Social, sendo dirigida por funcionários municipais. O Presidente era nomeado pelo Prefeito, mas, geralmente, o próprio Secretário da Promoção Social assumia a Presidência.
Um dos momentos mais  marcantes  na história da  JUCO ocorreu em março de 1979, 16 anos após sua fundação. Foi convocada Assembléia geral  pela sua Diretoria para homologar a doação da entidade à Legião-mirim do Jabaquara (Capital).  Mas, sob a liderança do Jo.rnalista João Macedo de Oliveira, então Diretor do Jornal “A Região”, a maioria presente se opôs a extinção da JUCO, bem como, a sua doação, votando contra à decisão da Diretoria. A mesma Assembleia elegeu uma Diretoria provisória por um prazo de 90 dias, sob o comando do Jornalista João Macedo de Oliveira, o qual nomeou um comissão constituída pelos advogados André Bogasian, Saulo Alves Pereira e Daniel Barbosa de Andrade para elaborar um novo Estatuto, dando autonomia e personalidade Jurídica à JUCO,  com os seguintes órgãos diretivos como Assembleia Geral Constituída pela quadro associativo; o Grande Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva; e  Conselho Fiscal. Foi convocada uma nova Assembléia  para a aprovação do Estatuto e eleição de uma nova Diretoria, tendo sido eleito o Sr. Horácio Gonçalves como Presidente.
A princípio, a JUCO foi incorporada à Legião-Mirim, cujos alunos eram chamados de Legionários; posteriormente, recebeu a nomeação de Guarda Mirim. Com o embasamento na Lei federal 6.494/77, tornou-se  Agente de Integração Empresa Escola e os alunos passaram a ser chamados de alunos estagiários, lei esta que foi revogada e  substituída pela Lei 11.788/08, bem como,  a Lei 10.097/00 - Lei do Aprendiz;
A partir do ano de 1989, a JUCO ampliou o número de aspirantes e, consequentemente, o numero de estagiários chegou a mais de 1000 alunos matriculados,  quando firmou  convênio com a Prefeitura do Município de Osasco, em dezembro de 1989, com o Poder Judiciário, além de convênio com centenas de  empresas privadas.
Em 1990, a JUCO começou a admitir guardas-mirins do sexo feminino;
Em 1998,  ampliou a sua estrutura física, com a construção do prédio escolar com 13 salas de aula e amplo auditório;
Em 2005,  implantou a Padaria Escola, com recursos recebidos na época, da empresa Bunge Alimentos. No curso de panificação, os aspirantes aprendem a fazer pães, salgados, pizzas e bolos.
Em abril de 2008, a JUCO firmou o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta com a Procuradoria Regional do Trabalho da  2ª Região, com sede em Osasco. Com isso, passou a atender somente adolescentes na faixa etária de 16 à 18 anos, na condição de estagiários.
Foram admitidos funcionários para todos os setores de atividades da JUCO. Houve a  redução das horas semanais de estágio, de quarenta para trinta horas; o pagamento integral da bolsa de estágio;  do 13º mês e férias.