terça-feira, 26 de outubro de 2010

Terceiro Setor

JUCO: 48 anos formando cidadãos

A Juventude Cívica de Osasco – JUCO - Agente de Integração Escola-Empresa, localizada no bairro do Bela Vista, é presidida pelo Educadora Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha. Fundada em 26 de abril de 1962, a JUCO tem como objetivos, a Educação para qualificação profissional, Disciplina, Civismo e Cidadania de adolescentes da cidade de Osasco, na faixa etária de 15 à 17 anos, que estejam cursando o Ensino Médio.

Da inscrição ao encaminhamento ao estágio - Após a inscrição, seguindo as normas citadas acima e a seleção para nova turma, através de uma prova aplicada na sede da JUCO, os adolescentes são admitidos como aspirantes a aluno estagiário, aos quais é ministrado um curso com palestras sobre vários temas atuais e importantes e aulas práticas de Informática, no Escritório modelo e na Padaria Escola, entre outras, por um período de quatro meses. Ao final do curso, é uma aplicada um prova aos aspirantes para avaliar o grau de aprendizado adquirido no decorrer das aulas, quando então, recebem o uniforme da instituição, tornando-se alunos estagiários, sendo encaminhados, de acordo com a avaliação, às empresas ou repartições públicas.

Convênios - A JUCO é uma ONG – Organização Não-Governamental consolidada, uma Escola de Cidadania, que mantém convênio com mais de 100 empresas na cidade de Osasco, em Alphaville/Tamboré e na Capital, além da Prefeitura, Câmara Municipal de Osasco, OAB e órgãos do Poder Judiciário. Atualmente, são aproximadamente 900 alunos estagiários que seguem um regulamento disciplinar. A JUCO também encaminha jovens aprendizes às empresas.
A JUCO é sempre consultada por outros municípios, oferecendo subsídios para entidades semelhantes quanto à sua organização, estrutura e implantação de estágio.

Estrutura da JUCO - No prédio administrativo da JUCO, estão localizados os vários departamentos da instituição; a cozinha e restaurante, onde são servidas mais de 300 refeições ao dia, de segunda à sexta-feira; o amplo auditório, onde são ministradas as palestras por profissionais voluntários de diversas áreas e a Padaria Escola que oferece aos aspirantes, o curso de panificação. O prédio escolar conta com 13 salas de aula, com laboratórios de informática; um amplo auditório, Biblioteca, salas de vídeo, debates e idiomas; gabinete odontológico e Escritório Modelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário