domingo, 28 de novembro de 2010

Solenidade


JUCO homenageou seu fundador Dr. Hirant Sanazar

Na manhã do dia 24 de novembro passado, a Juventude Cívica de Osasco (JUCO) – Agente de Integração Empresa Escola realizou em sua sede, no bairro do Bela Vista,  uma solenidade em homenagem ao Dr. Hirant Sanazar, fundador da instituição, que faleceu em 2003.
Prestigiaram o evento: Prof. Daniel Barbosa de Andrade, Presidente da JUCO, de 1989 à 2009; a atual Presidenta Profª Daniela Yuri Barbosa de Andrade Cunha; o Vereador Josias Nascimento (ex-aluno da JUCO); o Presidente da Câmara Municipal de Osasco Osvaldo Vergínio; o Diretor do jornal “Diário da Região” Vrejhi Sanazar (irmão do homenageado); Antonio Lapas e Valter Sylvio Dominas, membros da Diretoria da JUCO; alunos da instituição, entre outros convidados.
No decorrer da solenidade, foi relembrada, através de um vídeo, a trajetória do fundador da JUCO e primeiro prefeito de Osasco Dr. Hirant Sanazar. Em suas mensagens, o Prof. Daniel Barbosa e a Profª Daniela destacaram a importância do Dr. Hirant para a JUCO e para o desenvolvimento do Município de Osasco.
O Vereador Josias definiu o Dr. Hirant Sanazar como um grande cidadão. “Agradeço muito ao Dr. Hirant por ter criado a nossa querida JUCO. Lembro de suas aulas repletas de conhecimento, quando eu era aluno da instituição; depois, como Chefe de Disciplina”, relembrou. “Estou muito feliz de estar aqui hoje, participando dessa homenagem especial. É motivo de orgulho ter convivido com o Dr. Hirant, que também foi prefeito de Osasco, contribuindo para o crescimento de nossa cidade”, finalizou.

Dr. Hirant Sanazar  - Nascido em Osasco (quando este ainda era um distrito do Município de São Paulo), de ascendência armênia, Hirant Sanazar foi o primeiro prefeito de Osasco, tendo exercido o seu mandato entre 1962 e 1967.
Trabalhou como professor de Geografia, História, Português e Química, além de advogado. Iniciou a sua carreira pública em 1955, quando foi eleito pelo então distrito de Osasco para exercer o cargo de Vereador na Câmara Municipal de São Paulo.
Lutou ativamente pela autonomia política e administrativa de Osasco e, em 1962, quando se concretizou a emancipação do Município, elegeu-se prefeito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB).
A vitória pela prefeitura ocorreu nas eleições de 4 de fevereiro de 1962, quando obteve 9.823, dos 23.283 votos válidos. Em 7 de fevereiro de 1962, foi realizada a cerimônia de sua diplomação, junto com os vereadores eleitos e, no dia 19 de fevereiro de 1962, (considerada oficialmente a data da emancipação do município), tomou posse como primeiro prefeito de Osasco, iniciando uma nova etapa da história política da cidade.
Em prol dos adolescentes de Osasco, um dos primeiros atos como prefeito de Osasco, foi criar a Juventude Cívica de Osasco - JUCO, em 26 de abril de 1962. Pela JUCO, em quase 50 anos, passaram milhares de jovens, que se tornaram cidadãos.
Foi um dos fundadores da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 56ª Subseção de Osasco e da Associação dos Advogados de Osasco. Notabilizou-se no Júri e atuando na Tribuna da Defesa, foi orador vibrante. Advogou durante quatro décadas.
É autor dos livros Das cinzas à vitória, que conta a história da imigração armênia no Brasil e Osasco - Sua história, sua gente, um apanhado de fatos históricos da cidade que dá nome ao título da publicação.
No Dia da Bandeira, em 19 de novembro de 2003, sentiu-se mal, mas continuou seu discurso até o final. Faleceu em Osasco no dia 23 de novembro de 2003, aos 74 anos de idade, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de um infarto.
A FATEC - Faculdade de Tecnologia de Osasco com capacidade para 5 mil alunos, foi entregue pelo Governo do Estado de Sao Paulo à população, em outubro passado e foi batizada com o nome de Hirant Sanazar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário